A minha filosofia
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More
A minha filosofia
fine art - storytelling
Sobre o fotografo de casamentos:
obrigado por estarem por cá a conhecer um pouco mais sobre o fotogrado de casamentos
Muito se poderia dizer sobre o fotografo de casamentos, mas prefiro que aqui conheçam um pouco mais a pessoa:
Olá! Eu sou o Rui. Sou fotógrafo de casamentos. Vivo na bela cidade do Porto e trabalho por todo o país. Trabalho com fotografia de casamentos há mais de 10 anos e ADORO o que faço. Apesar de já ter fotografado algumas centenas de casamentos não é raro ver-me emocionado durante uma cerimónia ou uma troca de votos. E também não é raro ver me fotografar os convidados na pista de dança enquanto vibro ao som do DJ.
Atribuo muita importância às trocas de olhares, às lágrimas, aos abraços, às pessoas e aos sorrisos. Enfim, aos momentos fugazes que tornam cada história única e irrepetível.
Baseio o meu trabalho numa fotografia documental do dia do casamento, porque acredito mesmo que o meu registo fotográfico final terá um contributo decisivo para o património de memórias de qualquer família. Será um testemunho da história de amor daquelas pessoas e daquelas famílias. Por estes motivos sinto diariamente o peso da responsabilidade de eternizar estes momentos. No entanto, reconheço que sou um privilegiado por podermos registar e imortalizar dias felizes na vida das pessoas que gostam e acreditam no meu trabalho.
Adoro viajar e conhecer locais e culturas diferentes! Não sofro jet-lag nem tenho medo de voar por isso há sempre uma viagem na whislist. Pratico crossfit e adoro dançar. Cheguei mesmo a fazer competição (por esta não esperavam!).
Em 2024 consegui alcançar o 4º lugar na World Photographic Cup (WPC) uma das maiores competições do mundo por países. Na categoria de Wedding Open, fui o único Português eleito para os melhores 10 do mundo. É uma das maiores conquistas na minha carreira e sem dúvida um marco incrível que me enche de orgulho.
A WPC é uma competição onde cada país, através de um selecionador nacional, elege as melhores fotografias e as candidata a múltiplas categorias fotográficas. Portugal enquanto equipa já foi campeão do Mundo duas vezes nos últimos anos e em 2024 estamos novamente na luta por um lugar no topo.
01
Este estatuto é também daqueles que me enche de orgulho porque apenas existem pouco mais de 20 fotógrafos em todo o pais que o alcançaram. Resulta da participação no evento nacional da APPIMAGEM (Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem), chamado Qualificações. Aqui, cada fotógrafo submete as suas fotografias para serem avaliadas por um júri nacional que atribui uma pontuação a cada uma delas. A soma dos Méritos ganhos com fotografias acima de 80 pontos permite alcançar vários patamares e Duplo Mestre está quase no topo dessa caminhada. Estou agora no caminho de Triplo Mestre e finalmente Grão Mestre. Pouco a pouco. :)
02
Desde 2022, muito me honrou o convite de ser Juiz qualificador no evento das Qualificações da APPIMAGEM. É uma tremenda responsabilidade, a de atribuir uma qualificação ao trabalho de colegas de profissão, mas ao mesmo tempo é uma excelente oportunidade de partilha de conhecimento e evolução mútua.
Muito grato por participar neste evento incrível.
Foto: Kake Regueira
03
Estes Diplomas foram conquistados ao longo dos anos enquanto participante no evento nacional da APPIMAGEM ao obter pontuações acima de 80 pontos. São os passos que permitiram alcançar o estatuto de Duplo Mestre Fotógrafo, acima descrito.
04
Gosto de conhecer os noivos que me procuram. Conhecer a sua história de amor, de perceber a forma como interagem um com o outro, de conhecer as suas personalidades... São extrovertidos? São mais tímidos? É importante saber o que estão a preparar para o grande dia e quais as suas expectativas. Que momentos privilegiam mais? Quais os maiores receios?
Desta forma, chegando ao dia do casamento para além da relação profissional há ainda uma relação de empatia e de identificação.
01
Ser fotógrafo de casamento é ter uma responsabilidade imensa. Não só me compete registar a história de amor daquele casal, mas ainda ser os olhos deles num dia recheado de amor e surpresas. Estar atento a tudo o que se passa à volta dos noivos, estar atento às histórias da família, dos amigos... Registar de forma criativa e com atenção ao detalhe todos os preciosos momentos do dia do casamento.
02
Naturalidade | Emoção | Descontração | Atenção ao detalhe
Se se revêm nesta forma de estar e se é isto que procuram para o vosso dia de casamento vamos falar mais um pouco...
03
/ 03
/ 02
/ 01
Depois de esclarecerem as dúvidas reservam a vossa data de casamento.
Sugiro um primeiro contacto via videochamada.
Prometo que não demora muito...